A evapotranspiração é definida, resumidamente, como a medida da evaporação da água da superfície terrestre e da transpiração dos vegetais.
O processo de evaporação é constituído pela passagem da água proveniente de rios, lagos, oceanos, etc, do estado líquido para o gasoso, enquanto a transpiração é a eliminação do excesso de água presente nas plantas e que, na maior parte das vezes, ocorre pelas folhas, por meio dos estômatos, estruturas que permitem a troca gasosa entre a planta e o meio ambiente.
O termo evapotranspiração foi introduzido ao meio científico no início da década de 40, com o cientista Charles Warren Thornwaite, sendo definido como a simultaneidade da transpiração da planta e da evaporação da água presente no solo, controlado por fatores como suprimento de água no solo, características foliares e pela quantidade de energia solar disponível. Mais tarde, em 1948, Howard Penman, baseando-se na ideia de Thornwaite, conceituou a Evapotranspiração potencial (ETp).
Já na década de 60, Monteith ajustou o modelo criado por Penman e propôs um novo método de estimar diretamente a evapotranspiração da cultura, introduzindo o termo evapotranspiração de referência (ETo). Somente na década de 90, com a intensificação das pesquisas na área de evapotranspiração, foi implementada uma padronização na conceituação e estimativa da ETo. Coube à organização Food and Agriculture Organization (FAO) propor tal padronização, definindo o termo em três categorias:
Evapotranspiração de referência (ETo): Quantidade de água evaporada em um sistema com cobertura de grama com os seguintes parâmetros: altura de 0,12 m, albedo igual a 0,23 e resistência da cultura ao transporte de vapor d’água igual a 69 s m-1. Logo, a ETo é um elemento indicativo da demanda hídrica das culturas de um determinado local e período
Evapotranspiração de uma cultura (ETc): É a evapotranspiração de referência (ETo) multiplicada por uma variável kc, que depende da cultura e do estádio de desenvolvimento da mesma.
Evapotranspiração real de uma cultura (ETrc): Refere-se à evapotranspiração da cultura (ETc) multiplicada pela variável ks, que representa uma razão entre a capacidade atual de água e a capacidade total de água deste solo.
O cálculo para determinação de ETo pode ser feito de diversas maneiras. Buscando a padronização destes métodos, foi estabelecido, também pela FAO, o método de Penman-Monteith, para realizar a estimativa da ETo, que mais tarde passou a denominar-se Penman-Monteith-FAO, e que é utilizado por nós, da Remote Science, para cálculo da evapotranspiração de referência.
Com o avanço tecnológico e a maior qualidade de dados , o monitoramento climático tornou-se uma ferramenta de grande importância para a estimativa da evapotranspiração, tornando possível uma maior precisão na determinação dos parâmetros relacionados à ela, por meio da análise e cruzamento de dados e processamento de imagens de satélite e drone, podem servir de grande utilidade para o manejo agrícola.
O conhecimento dos valores de evapotranspiração em uma plantação são de suma importância para que a irrigação na área seja feita de maneira adequada, sem desperdício de recursos hídricos, gerando, dentre diversos outros benefícios, economia financeira ao produtor.
Fontes: GONSAGA, L. et. al. 2011;
ALLEN et al., 1994;
https://www.greenbuildermedia.com/
Comments